Ana Catarina, é a contadora de histórias…
Carlos, é o ilustrador!

 

foto de Paulo Negrão/DN/Global Imagens

 

foto

Carlos Brum Melo

Com a bruma nas veias, e do longe da insularidade, avistou no mar uma miríade de futuros.
Ao pôr do sol, montava e desmontava sonhos até que decifrou que o seu rumo assentava na descoberta da complexidade do mundo e das relações entre os povos.
Na sua alma guardava a chave da sua expressão: a fotografia.
E dizem que nunca mais parou!

foto
Ana Catarina Silva
Nasceu depressa tal a vontade de ver o mundo!
Criou-se numa casa em frente a uma linha ferroviária. ao contrário dos que se mostravam preocupados com o ruído dos comboios, ela via em cada passagem, mil histórias por contar.
Um dia, sem malas feitas e apenas com bilhete de ida, seguiu num desses comboios, sabendo que flanaria pelo mundo em busca de histórias.

VIA·JÁRIO

(VIAG[EM] + [DI]·Á·RIO)

· género literário imaginário cuja narrativa é feita através de um conjunto de registos mais ou menos diários, geralmente de carácter íntimo

· viagem sem destino e sem pressa

 

· LUS · TRA · DO

· expressão artística de um texto

· arte de captar o mundo com o auxílio da Natureza

 

 

O Viajário Ilustrado constitui um projeto pessoal de Ana Catarina Silva (escrita) e de Carlos Brum Melo (fotografia), baseado nas suas experiências de viagem pelo planeta.

 

Desde o seu lançamento, em 2016, as crónicas produzidas são publicadas com uma periodicidade quinzenal na revista Açores.

Entre muitas outras viagens, o Viajário Ilustrado já apresentou crónicas sobre 4 continentes, percorrendo a Argentina, Polónia, São Tomé e Princípe, Marrocos, Japão, Nicarágua, El Salvador, Honduras e Guatemala…

Em 2018, entramos numa nova fase, com o lançamento da  nova plataforma do blogue, da nova imagem, e da seção especial «Açores», dando a conhecer este destino na perspetiva de um local (insider’s guide).

Em 2017, o Viajário ilustrado foi considerado um dos 5 melhores blogues de fotografia de viagem nos prémios Blogger Travel Awards da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

 

Em 2018, o Viajário ilustrado foi considerado um dos 10 melhores blogs de fotografia de viagem, após alcançar a final dos prémios Open Blog Awards da momondo, e foi vencedor da 6.ª edição do prémio LABjovem (concurso de jovens criadores dos Açores), na categoria de Literatura.

 

 

Carlos Brum Melo é jurista, com estudos paralelos em fotografia de viagem, documental e humanista.

Apresentou a nível nacional, em 2016, a exposição “Nepal, a vida criativa”, integrada num ação de angariação de fundos com o apoio da AMI (Assistência Médica Internacional) tendo em vista apoiar as vítimas dos terramotos que tiveram lugar naquele país. Em 2017 e 2018, apresentou a exposição “Tibete, na sombra do teto do mundo”, integrada num ciclo de conferências ao nível universitário, que procurou sensibilizar para complexidade geopolítica internacional e para a fragilidade dos direitos humanos naquela região.

Portefolio: http://www.carlosbrummelo.com/

 

Ana Catarina Silva é psicóloga, que encontra nas histórias da vida real as mais deslumbrantes viagens.

Estas crónicas que nos levam a viajar são ilustradas por uma imagética sentida, assente na autenticidade dos locais e na cumplicidade de cada amizade, sem esquecer o contexto histórico e social que define cada momento. Procurando afastar-se dos trilhos turísticos, mais do que um roteiro turístico, cultural, gastronómico ou fotográfico, o Viajário Ilustrado procura transportar-nos para cada momento vivenciado, partilhando os amigos criados, as experiências realizadas, e as memórias que jamais desvanecerão.

 

Para contatos (dúvidas, partilhas ou parcerias), envie email para cronicas@viajarioilustrado.pt ou envie mensagem através das redes sociais (Facebook ou Instagram).

error: Conteudo protegido !